Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

Power Query - Dicas para quem deseja começar.



Olá seus cupins de Power BI tudo bem?

Esse texto hoje é dando algumas dicas de como você pode começar seus estudos em Power Query e conseguir tirar o melhor proveito em menos tempo de estudo.

Se você ainda não leu, tenho um texto que falo sobre 5 dicas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado, que te dá algumas dicas importantes sobre uso do Power Query se não leu vale a pena dar uma lida.

Sem enrolação vamos lá falar sobre alguns passos e alguns detalhes para te ajudar a evoluir rapidamente no teu conhecimento.

1) Não pense em decorar nada:


Você não precisa decorar funções com o tempo você vai naturalmente aprender as funções mais usadas e isso será absolutamente natural.

2) No lugar de decorar entenda a lógica:


A nomenclatura das funções do Power Query segue uma lógica muito simples de entender. Todas as funções iniciam com o tipo de dados e depois o que você deseja fazer com aquele dado, quase que em linguagem natural. 

Se eu quero selecionar apenas algumas colunas em uma tabela, eu penso da seguinte forma...

"Qual tipo de dado eu quero alterar? " - R. Tabela ( Table )
"O que eu quero fazer com esse dado? " - R. Selecionar Colunas. ( Select Columns)


Então adivinha qual função eu vou utilizar?

Table.SelectColumns()

Sempre iniciando a primeira letra de cada palavra em Maiúsculo e separando a Ação do Objeto com um PONTO!

Vamos a outro exemplo:

Quero as três últimas letras de um texto.

"Qual tipo de dado eu quero alterar?" - R. Texto ( Text )
"O que eu quero fazer com esse dado?" R. Pegar 3 letras começando do fim  ( End )

Text.End()

3) Entendeu a lógica básica? Agora use a documentação para encontrar a função que você precisa.


A documentação oficial do Power Query você pode encontrar de várias formas.

Site Oficial:


https://docs.microsoft.com/en-us/powerquery-m/power-query-m-reference

Função #shared:

Você pode criar uma consulta nula digitar " = #shared " (sem as aspas por favor) e dar Enter que aparecerão todas as funções disponíveis em uma lista dentro do Power Query.

Digitando o Nome da Função:

Também em uma consulta nula você pode digitar o nome da função como " = Text.Combine " e o power query vai te dar tudo sobre aquela função inclusive com a possibilidade de você invoca-la alí mesmo.


E por hoje é só pessoal, espero que essas pequenas dicas possam ser úteis aos Srs. e possam levar a um bom início no estudo do Power Query.

Não deixem de seguir meu canal no You Tube lá tambem tem algumas dicas sobre Power Query.


Grande Abraço e até a próxima.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pod...

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês? Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI. Antes também gostaria de te fazer dois convites: O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa), https://youtube.com/rafaelmendonca Dados os recados vamos para nosso problema... 1) Seu dia amanheceu assim... Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação: Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"? Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou. 2) Verificando a Opção Desabilitada... A partir daqui ...

Power BI - Colorindo os gráficos com base em uma medida.

Olá seus escritores de Power Query em Libras, tudo bem? (sim eu sei que forcei...) Vamos aqui rapidinho, porque eu não tenho tempo livre de vocês pra ta lendo um blog como esse, mostrar uma dúvida de um colega num dos grupos de Whatsapp. Ele queria fazer uma formatação condicional de cores de um grafico de Barras. No caso específico ele queria as barras que tivessem os 10 maiores valores fossem azuis e as demais vermelhas. Bem eu já mostrei a algum tempo atrás la no canal do Youtube, vai logo lá se inscrever CLICA AQUI , um vídeo que mostrava como criar uma formatação condicional (cores de fundo ou do texto) em uma tabela ou matriz  com base em uma outra coluna ou com base em uma MEDIDA. Acontece que isso fez tanto sucesso que a Microsoft na penúltima atualização (Novembro/2018) trouxe essa feature para os demais visuais permitindo agora saturar as cores de visuais de barra, coluna, mapa e etc com base em outra coluna ou numa medida. Então vamos lá ao nosso exemplo ...